Primeira Campanha

1a Oficina

Nome do educador: Chayanne Alessandra Telles

Local: Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Frei Tito de Alencar Lima                                                                

Número de participantes: 18

Convidados: Alunos da faixa etária de 8 a 9 anos

A oficina: A oficina foi iniciada com a apresentação da educadora socioambiental, e logo após cada aluno foi convidado a assinar a lista de presença e a se apresentar, dizendo o seu nome e a sua idade. Após as apresentações foi realizada a atividade “Tela de Pintura”, onde os alunos foram convidados a retratar, em folhas de sulfite, o que era o meio ambiente para cada um deles. Neste momento foram entregues as caixas de lápis de cor para cada aluno.  Ao terminarem a atividade, os alunos foram convidados a verbalizar os elementos que cada um representou em seu meio ambiente. Apareçam muitos elementos naturais, mas também foi notória a presença de carros, casas e barcos. Após esse momento, a cartilha 1 foi entregue a cada aluno e o personagem Zeca da Ponte foi apresentado, sendo inserido o conceito de meio ambiente e iniciada a leitura da cartilha com os alunos, além da realização das atividades pelos mesmos. Ao final, foram entregues as fichas de avaliação para cada aluno, tendo como resultado 100% do conceito muito bom. Os alunos relataram que gostaram muito do Zeca da Ponte, que gostaram muito da oficina e pediram para que a equipe volte sempre.

 

2a Oficina

Nome do educador: Maria Luiza Wiederkehr

Número de participantes: 19 participantes

Convidados: Alunos da faixa etária de 8 a 9 anos

A oficina: As crianças gostaram muito do Zeca da Ponte, desenharam, pintaram e interagiram com a cartilha. Não houve avaliação, pois as crianças não são alfabetizadas ainda.

 

3a Oficina

Nome do comunicador: Thaís Cristina Schneider

Local: Escola Municipal Frei Tito de Alencar Lima

Número de participantes: 19

Convidados: Alunos do 1º grau– diversas idades

A oficina: observações do comunicador

A turma com a qual foi realizada a oficina era composta por alunos de sete a oito anos. Como apenas alguns sabiam ler e escrever, foi pedido que cada um se apresentasse, assim foi preenchida a lista de presença. Para iniciar as atividades, solicitou-se aos alunos que fizessem um desenho livre sobre o meio ambiente, que abriu a construção desse conceito com a turma. Eles foram convidados a levantar e mostrar seus desenhos para os colegas – cada novo elemento que aparecia no meio ambiente apresentado por cada um era anotado no quadro, para que todos pudessem visualizar como tudo está ligado. Em seguida, foi apresentado o personagem Zeca da Ponte, com uma breve apresentação sobre a ponte e o Programa de Educação Socioambiental. Então, os conteúdos foram trabalhados através da cartilha 1.  As crianças foram receptivas à oficina e demonstraram muito interesse no material e nas atividades propostas. Mais uma vez, as crianças demonstraram terem gostado muito das cartilhas, pois houve tumulto no momento da distribuição das sobressalentes. As fichas de avaliação foram distribuídas e os estudantes foram orientados quanto ao preenchimento, mas provavelmente pelo fato de muitos não saberem ler e escrever, foram poucas as que retornaram respondidas – e ainda assim, sem comentários escritos. Porém, as crianças declararam verbalmente que gostaram muito da atividade e do Zeca da Ponte. No final da oficina, as perguntas mais freqüentes entre elas eram: “a equipe vai voltar? Quando?”.

 

4a Oficina

Nome do Educador: Evildia Aparecida Bassi

Local: Escola Municipal Manuel Eduardo Pinheiros Campos – Sabiaguaba

Número de Participantes: 36

Convidados: Alunos do 4º e 5º Ano

Data: 25/05/2010

A  Oficina:  A 1ª Campanha foi iniciada com a apresentação da equipe e do Programa GPONTES.  Foram entregues papel Sulfite e lápis de cor para os alunos, onde retrataram “O que significa o meio ambiente”, em seguida os comentários enalteceram a participação de todos. As cartilhas foram distribuídas, bem como a leitura da mesma; e o entusiasmo tomou conta, pois descobriram muitas atividades para colorir. Terminando a leitura da cartilha, foram entregues as avaliações e finalizada a oficina.

 

5a Oficina

Nome do Educador: Maria Luiza Wiederkehr

Local: Escola Municipal Manuel Eduardo Pinheiros Campos – Sabiaguaba

Número de Participantes: 24

Convidados: Alunos do 4º e 5º Ano

Data: 25/05/2010

A Oficina: A oficina iniciou com a apresentação de cada um dos participantes, em seguida houve  a apresentação da educadora e da comunicadora presentes na sala. Foi apresentado o projeto GPontes e os novos materiais e personagens do programa.  As crianças ficam bem excitadas com o material apresentado. Gostam da “aula” diferente e participam ativamente. É importante a presença de um professor durante a oficina para garantir a disciplina necessária para permitir o bom desenvolvimento dos trabalhos. Os estudantes se mostraram motivados a iniciar a leitura da cartilha. As atividades preferidas são a leitura e as atividades que a cartilha propõe. Os estudantes gostam de fazer o que está proposto. O material está adequado à turma que estava em sala. Todos acompanham a leitura e se interessam pelo que o material conta. Gostam do Zeca da Ponte e riem com a apresentação das mascotes. O caranguejo, como mascote foi muito bem aceito pelas crianças. Quando são citados os quatro elementos, os estudantes sabem citar fatos e situações envolvendo cada um dos elementos e sua situação ambiental. Falam de fatos e rotinas que acontecem no seu dia a dia e comentam sobre eles. Os principais assuntos são o lixo na comunidade, os rios sujos, a queima da mata e queima de lixo. O desenvolvimento da peça de teatro é uma atividade que deixa as crianças encantadas. Assim que questionados sobre a participação de cada um, na criação de uma peça de teatro, todos se habilitam a participar. Cada um quer ser um dos personagens. Em conjunto e, com o auxílio da professora a turma foi escrevendo uma peça de teatro no quadro da sala. Foi uma atividade de construir que rendeu várias apresentações de pequenas peças. Ao final os estudantes receberam, através de sorteio, um dedoche com o Cacá (mascote do lote 3). Foi uma festa geral, todos saíram representando e brincando com seus novos brinquedos. Cada um dos participantes da oficina foi convidado a preencher a ficha de avaliação do evento. Como a oficina terminou minutos depois de ter batido o sinal para saída do lanche, os estudantes não escreveram muito na ficha de avaliação do evento.

Alguns Relatos:  “Gostei muito bom muito o brigado.”

“Foi muito bom gostei de ter conhecido tia Maria Luiza.”

 

6a Oficina

Nome do Educador: Evildia Aparecida Bassi

Local: Escola Municipal Manuel Eduardo Pinheiros Campos – Sabiaguaba

Número de Participantes: 35

Convidados: Alunos do 4º e 5º Ano

Data: 25/05/2010

A Oficina: A Oficina foi iniciada com a apresentação do Programa GPONTES e equipe.  Papel Sulfite e lápis de cor foram distribuídos para os alunos, onde desenharam “O que significa o meio ambiente”. Ao término, a apresentação dos mesmos agradou a todos. A leitura das cartilhas e sua distribuição contribuíram sobremaneira para a alegria e participação durante toda a oficina. Ao término das atividades e leitura da cartilha, foram entregues as avaliações e finalizada a oficina.

Alguns Relatos:

 “Eu adorei a aula de hoje, adorei aprender sobre o meio ambiente.”

“Eu adorei hoje”.

 

 

7a Oficina

Nome do Educador: Maria Luiza Wiederkehr

Local: Escola Municipal Manuel Eduardo Pinheiros Campos – Sabiaguaba

Número de Participantes: 30

Convidados: Alunos do 4º e 5º Ano

Data: 25/05/2010

A Oficina: A oficina iniciou com a apresentação de cada um dos participantes, em seguida houve  a apresentação da educadora e da comunicadora presentes na sala. Foi apresentado o projeto GPontes, o Zeca da Ponte. Para cada estudante foi solicitado que usassem a imaginação e se vissem como artistas. Naquele momento foi distribuída uma “tela” (papel sulfite) para cada um. Em seguida são distribuídas as caixas de lápis de cor e é solicitado que cada “artista” represente o que é meio ambiente, através de um desenho. Os estudantes se empenham em buscar inspiração e desenhar o que é solicitado. Muitos demoram a iniciar, pois se sentem tímidos e constrangidos, depois de alguns estímulos, todos desenham e se concentram na atividade. Alguns estudantes se encontram mesmo no papel de artistas e saem fazendo lindos desenhos e poesias, como o que fez o estudante Wanderson:

“Não jogue papel no xão

Assim você suja a nossa nação

A natureza presisa da gente

O Planeta Terra também é

nosso descendente, eu sei e

os rio que eu sujei e as

arvores que eu derubei, mas

hoje estou arrependido eu

tampo meus ovidos para aquelas pessoas que falam

blabla que não querem ajudar

mais eu e meus irmãos

sempre ajudamos porque

nos sabemos que nos ganhamos amor.”

(Francisco Wanderson Alves Pinheiro)

 

Cada criança recebeu uma cartilha e perguntam várias vezes e de muitos jeitos se a cartilha e o lápis são seus. Eles se sentem felizes e presenteados com o material distribuido. Todos ficam muito interessados no material e saem realizando as atividades propostas. A educadora chama a todos para iniciar a leitura, e o interesse  é geral, todos prestam atenção e gostam da estória do Zeca da Ponte. Cada um dos participantes da oficina, foi convidado a preencher a ficha de avaliação do evento. Como a oficina terminou minutos depois de ter batido o sinal para saída do lanche, os estudantes não escreveram muito na ficha de avaliação do evento.

Alguns Relatos:

 “Eu achei muito legal e me diverti muito foi muito bom saber que até os animais cuida do meio ambiente. By Vanice.”

“Foi muito legal foi Maravilhoso saber sobre o meio ambiente.”

“Eu gostei muito porque nos aprendemos mais sobre meio ambiente eu gostei muito.”

 “Eu gostei muito da oficina foi muito legal eu gostei de fazer desenhos e cada palavras e que vocês continui emsinando muitas coisas boas para alunos das todas escola.”

Veja também:

Oficina Professores

Oficina Juvenil

Oficina Comunidade

{backbutton}