Primeira Campanha

1a Oficina

Nome do comunicador: Lourival F. Reis Jr

Local: Escola Municipal FREI TITO – FORTALEZA – CE

Número de participantes: 12

Convidados: alunos do 1º grau– diversas idades

A oficina: observações do comunicador

Foi aplicada a atividade do “desenho livre” e os alunos pareceram se divertir em registrar suas visões de meio ambiente. O registro fotográfico foi feito em outro documento pela comunicadora Thaís Schneider. De modo geral a avaliação foi bastante positiva, isso ficou demonstrada, após a oficina pelo interesse dos alunos em continuar a oficina. Várias demonstrações de admiração foram bastante incentivadoras para o educador – comunicador.

 

2a Oficina

Nome do comunicador: Lourival F. Reis Jr

Local: Escola Municipal FREI TITO – FORTALEZA – CE

Número de participantes: 24

Convidados: alunos do 1º E 2º Graus – diversas idades

A oficina: observações do comunicador

Observou-se uma turma de alunos bastante heterogênea onde foi possível detectar uma grande diversidade de interesses e de aplicação aos ensinos escolares. Foram várias discussões e demonstrações de aceitação no assunto Educação Socioambiental, à medida que a oficina acontecia. Houve também, várias solicitações de informações sobre outros assuntos, tais como: educação dental, aquecimento global, esgotos, tsunamis e situação dos animais. O registro fotográfico foi feito em outro documento pela comunicadora Thaís Schneider.

 

3a Oficina

Nome do Educador: Evildia Aparecida Bassi

Local: Escola Municipal Manuel Eduardo Pinheiro Campos – Sabiaguaba

Número de Participantes: 33

Convidados: Alunos do 6ª e 7ª Série

Data: 25/05/2010

A Oficina:  A 1ª Campanha iniciou com a apresentação da equipe e em seguida fez-se comentários a respeito DO Projeto GPONTES.  As cartilhas ao serem entregues aos alunos enalteceram a leitura da mesma alcançando o sucesso esperado. Fato este comentado pelos participantes. Ao final da leitura da cartilha, foram entregues as avaliações e finalizada a oficina.

Alguns Relatos:

“Obrigado por nos lembrar o quanto o meio ambiente é importante para nossas vidas.”

“Eu acho o trabalho de vocês muito legal, cuidar da natureza não é para todos, só para quem quer realmente salvar o nosso planeta. O planeta em que todos vivem e que poucos cuidam.”

 

 

4a Oficina

Nome do Educador: Maria Luiza Wiederkehr

Local: Escola Municipal Manuel Eduardo Pinheiro Campos – Sabiaguaba

Número de Participantes: 36

Convidados: Alunos do 6ª e 7ª Série

Data: 25/05/2010

A Oficina: A oficina iniciou com a apresentação de cada um dos participantes, em seguida houve a apresentação das educadoras e da comunicadora e do projeto GPontes, o Zeca da Ponte. Para cada estudante foi solicitado que usassem a imaginação e se vissem como artistas. Naquele momento foi distribuída uma “tela”(papel sulfite) para cada um. Em seguida são distribuídas as caixas de lápis de cor e é solicitado que cada “artista” represente o que é meio ambiente, através de um desenho. Os estudantes se empenham em buscar inspiração e desenhar o que é solicitado. Após, criança recebeu uma cartilha e perguntam várias vezes e de muitos jeitos se a cartilha e o lápis são seus. Eles se sentem felizes e presenteados com o material distribuído. Todos ficam muito interessados no material e saem realizando as atividades propostas. A educadora chama a todos para iniciar a leitura, e o interesse é geral, todos prestam atenção e gostam da estória do Zeca da Ponte. Os estudantes se mostraram motivados a iniciar a leitura da cartilha. Cada um dos participantes da oficina foi convidado a preencher a ficha de avaliação do evento.

Alguns Relatos:

“A aula foi muito boa ela falou sobre o meio ambiente falou sobre a natureza isso e muito bom para a terra.” 

 “Eu gostei muito da aula porque fala do meio ambiente.” 

“A oficina eu gostei muito eu aprendi sobre o meio ambiente para não jogar lixo no rio.”

 

 

5a Oficina

Nome do Educador: Maria Luiza Wiederkehr

Local: Escola Municipal Manuel Eduardo Pinheiro Campos – Sabiaguaba

Número de Participantes: 33

Convidados: Alunos do 6ª e 7ª Série

Data: 25/05/2010

A Oficina: A oficina iniciou com a apresentação de cada um dos participantes, em seguida houve a apresentação das educadoras e da comunicadora. Foi apresentado o  projeto GPontes, o Zeca da Ponte. Para cada estudante foi solicitado que usassem a imaginação e se vissem como artistas. Naquele momento foi distribuída uma “tela”(papel sulfite) para cada um. Em seguida são distribuídas as caixas de lápis de cor e é solicitado que cada “artista” represente o que é meio ambiente, através de um desenho. Cada criança recebeu uma cartilha e perguntam várias vezes e de muitos jeitos se a cartilha e o lápis são seus. Eles se sentem felizes e presenteados com o material distribuído. Todos ficam muito interessados no material e saem realizando as atividades propostas. A educadora chama a todos para iniciar a leitura, e o interesse é geral, todos prestam atenção e gostam da estória do Zeca da Ponte. Os estudantes se mostraram motivados a iniciar a leitura da cartilha. As atividades preferidas são a leitura e as atividades que a cartilha propõe. Os estudantes gostam de fazer o que está proposto. O material está adequado à turma que estava em sala. Cada um dos participantes da oficina foi convidado a preencher a ficha de avaliação.

Alguns Relatos:

 “titia querida eu falo pras minhas irmã para não joga lixo eu falo pra minha mãe.”

 “eu gostei de fazer essa atividade e gostaria de fazer de novo foi um prazer conhecer a senhora.Jessica.”

 “Eu achei muito bom Eu quero mais.”

Veja também:

{backbutton}