UFPR/ITTI participa de reunião sobre do Projeto de Dragagem do Passo do Jacaré
No encontro foram discutidos alguns pontos específicos para início do processo licitatório de execução das obras de dragagem
Na última semana uma equipe do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), participou de reunião com representantes da Diretoria de Infraestrutura Aquaviária (DAQ) do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) e com a Administração da Hidrovia do Paraguai (AHIPAR) sobre o Projeto de Dragagem do Passo do Jacaré.
A equipe formada pelo coordenador de projetos do ITTI, Eduardo Ratton, pelo professor Maurício Gobbi, e pelos engenheiros civis Philipe Ratton e Gustavo Pacheco foi discutir especificidades do Projeto de Dragagem do Passo do Jacaré, elaborado pela UFPR e entregue ao DNIT em 2012. O projeto pretende aprimorar a confiabilidade, a segurança e a eficiência do transporte no trecho do Rio Paraguai no município de Corumbá (MS), distrito de Porto Esperança, próximo a ponte ferroviária Eurico Gaspar Dutra – região conhecida como Passo do Jacaré.
Foram levantados alguns questionamentos por parte da AHIPAR sobre os pontos específicos em relação ao projeto. O grupo irá encaminhar uma Nota Técnica esclarecendo o que foi levantado para que o processo de licitação para execução da obra tenha continuidade.
Na questão dos aspectos ambientais do empreendimento, ficou decidido que a Coordenação-Geral de Meio Ambiente do DNIT (CGMAB) entrará em contato com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para que a licença de instalação seja emitida, já que todos os estudos ambientais do empreendimento já foram entregues (Relatório de Controle Ambiental – RCA e Plano Básico Ambiental – PBA). Com a licença de instalação, o empreendimento poderá ser executado.
Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]