Pesquisadores do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná participam esta semana do IV Congresso Internacional de Desempenho Portuário (Cidesport), em Florianópolis (SC), onde irão apresentar trabalhos científicos sobre transporte hidroviário.

 

Além disso, como parte da programação principal do Cidesport, na sexta-feira (27), o professor Dr. e superintendente do ITTI, Eduardo Ratton, e o assessor jurídico do Instituto, Ruy Zibetti, apresentarão a palestra “Práticas regulatórias e vantagens competitivas dos países signatários da Hidrovia Paraguai-Paraná”.

 

barco hidrovia

Conhecimento
Em cooperação com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), a Universidade elaborou o “Estudo da prática regulatória, vantagens competitivas e oferta e demanda de carga entre os países signatários do Acordo da Hidrovia Paraguai – Paraná”. O trabalho foi realizado com ênfase no mercado inerente aos cinco países signatários do Acordo (Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai), na infraestrutura de transporte regional disponível e planejada, nas similaridades e diferenças regulatórias entre os países, além do potencial uso de suas águas para o transporte hidroviário.

Os fundamentos técnicos do Estudo servirão de ferramenta para a tomada de decisão por parte do poder público, principalmente para a formulação de políticas públicas por parte do Estado brasileiro, além de fomentar a integração regional e o desenvolvimento da Hidrovia do Paraguai-Paraná.

Evento
O Cidesport, que será realizado entre os dias 25 e 27 de outubro, reúne pesquisadores e acadêmicos em geral, dirigentes e gestores portuários e dirigente e técnicos que atuam em órgãos formuladores de políticas, reguladores e fiscalizadores da atividade portuária; e tem como objetivos fomentar e estimular a discussão sobre o desempenho portuário, disseminar boas práticas de gestão e promover a integração entre a comunidade cientifica e os gestores portuários. O encontro é realizado pela Universidade do Sul de Santa Catarina em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e com a Universidade de Valencia – Espanha.

Artigos
A equipe de pesquisadores apresentará três artigos científicos referentes aos projetos desenvolvidos pela UFPR/ITTI:
No eixo temático Estratégia Portuária artigo selecionado foi: “Estratégias para o Desenvolvimento do porto Público Organizado de Manaus: Diagnóstico da Interação Porto – Cidade”, de autoria de Cristhyano Cavali da Luz, Eduardo Ratton, Philipe Ratton e Durval Nascimento Neto. A apresentação será no dia 25, às 16h30.
Já no eixo temático Gestão do Meio Ambiente, o artigo “Metodologia para Valoração de Impactos Ambientais de Serviços de Dragagem e Estudo de Caso para a Hidrovia Paraguai-Paraná”, de autoria de Flávia Aline Waydzik, Eduardo Ratton e Durval Nascimento Neto será apresentado no dia 26, às 10h30.
No eixo temático Gestão Logística e Operações, o artigo “Análise dos Custos de Transporte e Vantagens de um Sistema Intermodal aos países lindeiros à Hidrovia Paraguai-Paraná”, de autoria de Thais de Rezende, Philipe Ratton e Luiz Felipe Simioni Ditzel será apresentado no dia 27 às 10h30.

Assessoria de Comunicação Social
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]