O engenheiro ambiental do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (UFPR/ITTI) Jhonatan Zonta apresentou nesta quinta-feira (06/04) o trabalho científico “Utilização de Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) como ferramenta auxiliar na identificação, quantificação de áreas degradadas na faixa de domínio de rodovias” no Simpósio Nacional de Recuperação de Áreas Degradadas. O evento está sendo realizado no Campus Jardim Botânico da Universidade Federal do Paraná em Curitiba, entre os dias 4 e 7 de abril. 

 

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O trabalho científico é resultado da pesquisa realizada em uma área de erosão na faixa de domínio da BR-116/RS, no município de Picada Café, no Rio Grande do Sul, identificada durante a execução do projeto de regularização de pendências ambientais da BR-116/RS.

De acordo com o engenheiro ambiental, a utilização pontual de VANT’s tem vantagem competitiva ante à inspeções terrestres para identificação, avaliação e quantificação de passivos ambientais. “Usualmente, a estimativa de custos para a recuperação de áreas degradadas é feita visualmente, o que pode ocasionar equívocos no cálculo inicial, gerando custos extras e contestações nos cronogramas de execução para a recuperação das áreas”, afirma Zonta, que é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Construção Civil da UFPR na área de Geotecnia.

São coautores do trabalho científico os pesquisadores da UFPR/ITTI, o engenheiro civil Cristhyano Cavali da Luz, doutorando no mesmo Programa; engenheiro cartógrafo Rodrigo de Castro Moro, mestrando em Informática;  engenheiro ambiental João Vinícius Sachet, mestrando no Programa Internacional de Mestrado Profissional Meio Ambiente Urbano e Industrial da UFPR;   biólogo Durval Nascimento Neto, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geologia; e o engenheiro civil e professor Dr. Eduardo Ratton, titular do Departamento de Transportes da UFPR e superintendente da UFPR/ITTI.

 

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