O Conselho, que é formado por diversos setores das esferas pública e privada, conta agora com a presença da UFPR/ITTI

Na última quinta-feira, 28, o Conselho Consultivo da Reserva Biológica das Perobas realizou uma reunião com seus membros na Câmara Municipal de Tuneiras do Oeste/PR. A equipe do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) formada pela gerente do Programa de Educação Ambiental (PEA), Danielle Tortato, o engenheiro ambiental João Sachet e a jornalista Daphine Augustini estiveram presentes na reunião do Conselho.

A reunião contou com a presença de 21 participantes, de diversos grupos da esfera pública e privada. Entre eles a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Tuneiras do Oeste, UFPR Palotina, Associação de Desenvolvimento Comunitário de Tuneiras do Oeste (Ocadecto) e a Associação de Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná (ALCOPAR).

ConselhoO

Conselho da ReBio das Perobas

O Conselho Consultivo da ReBio das Perobas  é formado por membros que  representam diversas parcelas da sociedade organizada que ajudam, apoiam, observam e fiscalizam as ações que são desenvolvidas na unidade de conservação. Ou seja, a presença contínua da sociedade na administração da reserva. “O conselho existe para não tornar a reserva uma ilha, ou seja, para tornar a reserva conhecida de todos e para difundir seus ideais e ações, explica Carlos Alberto Ferraresi, chefe da ReBio.

A Reserva tem a área total de 8.716,13 hectares sendo que 80% se localizam no município de Tuneiras do Oeste. Portanto, é de grande importância para Tuneiras do Oeste em acompanhar e participar das ações junto a ReBio. Na reunião os membros do conselho decidiram quais serão as próximas ações e quando elas ocorrerão.

 

UFPR no Conselho

No encontro, o ITTI formalizou seu interesse em ingressar como membro do conselho da Rebio. Após a explicação sucinta sobre o trabalho que vem realizando na região, ocorreu uma votação junto aos membros que aceitaram a presença da UFPR/ITTI no Conselho Consultivo.

A parte sul da Reserva está presente em 9,5 km da área na qual estão ocorrendo as obras de pavimentação do Lote 2 da BR-487/PR- Estrada Boiadeira. “Nossa participação no conselho aproxima e estreita a relação junto a Reserva Biológica das Perobas, proporcionando assim o bom andamento das obras”, explica Sachet.

Ao final do encontro o ITTI distribuiu kits contendo materiais gráficos produzidos pela equipe do Programa de Comunicação Social (PCS) para todos os presentes. Entre os materiais, o CD da Estrada Boiadeira com músicas inéditas, de temas pertinentes a Estrada Boiadeira, feito para a comunidade em geral.

 

Projeto Estrada Boiadeira – Sonho que se realiza

Em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (UFPR/ITTI) é responsável pelo projeto “Estrada Boiadeira – Sonho que se Realiza” no trecho da BR-487/PR, entre os municípios de Cruzeiro do Oeste e Tuneiras do Oeste (Lote 3) e Tuneiras do Oeste e o distrito de Nova Brasília (Lote 2).

 

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]