Espaços de Leitura devem contribuir para ampliar experiências dos estudantes indígenas no Mato Grosso do Sul

 

A professora da Universidade Federal do Paraná, Christiane Gioppo, entregou no último dia 7 de março o projeto para construção de Espaços de Leitura nas aldeias Terena do Mato Grosso do Sul ao Ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Este projeto tem o intuito de ampliar espaços e experiências de leitura aos estudantes das aldeias da etnia Terena, na região próxima as cidades de Aquidauana, Anastácio e Miranda, no Estado do Mato Grosso do Sul.

 

O projeto propõe um espaço para o acervo de livros, uma sala de reuniões e outra de computadores, e uma secretaria. Em virtude da demanda atual, o referido projeto foi adaptado para viabilizar sua construção em todas as aldeias Terena dos municípios de Aquidauana, Anastácio e Miranda.

 foto espaços portal

A entrega do projeto foi feita durante uma palestra do Ministro Mercadante na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, e, na ocasião, foi marcada uma reunião em Brasília com a professora Christiane Gioppo e o ministro, em maio deste ano. O projeto dos Espaços de Leitura visa diminuir os problemas da alfabetização bilíngue. “As crianças da etnia terena têm enfrentado grandes dificuldades na realização da Provinha Brasil, muito pela falha na alfabetização bilíngue, que sofre com a falta de espaço e de tempo para leitura das crianças”, explicou a professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Christiane Gioppo.

 

Trabalho com a etnia Terena

 

Nas localidades em que o projeto dos Espaços de Leitura deve ser implementado, estão ocorrendo as obras de pavimentação da estrada BR 262, no trecho de 284 quilômetros entre as cidades de Corumbá e Anastácio. Por conta da obra e do Termo de Cooperação mantido entre a UFPR e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vem se desenvolvendo um Programa de Educação Ambiental (PEA) junto às comunidades afetadas pela obra.

 

O PEA busca desenvolver junto a profissionais do ensino, trabalhadores da obra e as comunidades inseridas na área de influência do trecho rodoviário, várias oficinas de educação ambiental e de temas relativos aos impactos que a estrada pode trazer para suas vidas. Dentre essas comunidades, estão as aldeias da etnia terena, com as quais foram desenvolvidas algumas oficinas e realizada uma publicação com estórias do Saci na língua Terena, essas estórias buscam relacionar a lenda do Saci a questões ambientais.

 

O trabalho de suporte que a UFPR, através do Instituo Tecnológico de Transportes e Infraestrutura, vem realizando com os indígenas motivou o apoio ao projeto criado pelos Terena para a criação das bibliotecas, este se insere em um projeto nacional que o MEC está desenvolvendo em todo o Brasil para criação de novos espaços de leitura. Por ocasião da visita do Ministro Aloísio Mercadante a Lisboa, a professora Christiane Gioppo, que integra a equipe do PEA, apresentou a necessidade dos Espaços de Leitura nas aldeias dos Terenas ao Ministro.

  

Giovanna Jambersi, com informações de Geyse Ortega
Assessoria de Comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
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