ITTI conclui estudos para a dragagem do Rio Paraguai na região do Passo do Jacaré
Iniciados em outubro de 2010, os estudos para a elaboração do Relatório de Controle Ambiental (RCA) e do Projeto Básico de Dragagem do Passo do Jacaré, no Rio Paraguai, chegaram ao fim. As análises desenvolvidas por profissionais do ITTI/UFPR contemplam diagnósticos dos meios físico, biótico e socioeconômico, que permitem avaliar os impactos do empreendimento e desenvolver medidas mitigadoras e compensatórias. Elas abrangem, também, aspectos técnicos para a execução da obra, como o dimensionamento do canal a ser dragado (profundidade, largura, extensão e traçado) e a mensuração dos recursos materiais e humanos necessários. Além disso, proporcionam uma ampla visão para a definição de futuras intervenções, o que viabiliza um planejamento eficaz e evita desperdícios de recursos em processos sem planos diretores de manutenção e monitoramento.
O empreendimento, de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), visa a aprimorar a segurança, a confiabilidade e a eficiência do transporte no trecho do Rio Paraguai próximo ao km 1391, no município de Corumbá (MS), distrito de Porto Esperança, nas imediações da ponte ferroviária Eurico Gaspar Dutra – região conhecida como Passo do Jacaré.
Passo do Jacaré: localização
O projeto prevê a retificação do atual canal de navegação por meio da dragagem de um novo canal com 4200 metros de extensão e 3,50 metros de profundidade, o que deve garantir o tráfego seguro de embarcações durante todo o ano, com redução do tempo de viagem dos comboios e consequente diminuição do custo de transporte. No cenário local, a dragagem também deve evitar a erosão das margens que vem sendo causada pela amarração das barcaças em árvores.
A equipe visitou o local diversas vezes durante a produção dos trabalhos, a fim de analisar e monitorar variados aspectos. Os profissionais de engenharia e de física do ITTI/UFPR desenvolveram estudos geotécnicos, geodésicos, hidrológicos, topobatimétricos e de tráfego de embarcações.
Para determinar a vazão do rio no local, por exemplo, foi utilizado um equipamento chamado ADCP, que usa o efeito doppler para medir a velocidade da água em diferentes seções – no caso, o rio foi dividido em 15 faixas horizontais. “Ao percorrer o rio de barco com o equipamento, de margem a margem, através dessas seções, obtivemos dados de vazão e velocidade das águas, o que permitiu a calibração do modelo hidrodinâmico e morfológico utilizado para prever o comportamento do rio na cheia e na estiagem, e como o fundo se altera no decorrer do tempo”, explica o engenheiro do ITTI Philipe Ratton. Essas medições foram feitas no final de maio, quando também foi realizada a batimetria, capaz de determinar a profundidade do rio por meio de sinais acústicos.
Coleta de dados para os estudos de vazão e profunidade do rio
O eixo hidroviário e o empreendimento
A hidrovia Paraguai-Paraná é um dos mais extensos e importantes eixos continentais de integração política, social e econômica da América do Sul. Ela tem sido tradicionalmente utilizada como via de comunicação interior do continente sul-americano, atendendo ao escoamento de cargas argentinas, bolivianas, brasileiras, paraguaias e uruguaias, por percorrer importantes áreas desses países.
O desenvolvimento e a integração do Pantanal às demais regiões geográficas do Brasil e ao mercado internacional passa, obrigatoriamente, pela implantação de adequada e eficiente infraestrutura econômica, em especial na área de transportes.
Nesse contexto, a dragagem do Passo do Jacaré pode potencializar a utilização do corredor hidroviário Paraguai-Paraná, importante eixo para a consolidação do desenvolvimento do interior da América do Sul, principalmente em função do acordo de livre comércio representado pelo Mercosul.
Localização do canal de dragagem proposto
Ponte ferroviária Eurico Gaspar Dutra – Corumbá (MS)