Ponte_Passo_do_JacarIniciados em outubro de 2010, os estudos para a elaboração do Relatório de Controle Ambiental (RCA) e do Projeto Básico de Dragagem do Passo do Jacaré, no Rio Paraguai, chegaram ao fim. As análises desenvolvidas por profissionais do ITTI/UFPR contemplam diagnósticos dos meios físico, biótico e socioeconômico, que permitem avaliar os impactos do empreendimento e desenvolver medidas mitigadoras e compensatórias. Elas abrangem, também, aspectos técnicos para a execução da obra, como o dimensionamento do canal a ser dragado (profundidade, largura, extensão e traçado) e a mensuração dos recursos materiais e humanos necessários. Além disso, proporcionam uma ampla visão para a definição de futuras intervenções, o que viabiliza um planejamento eficaz e evita desperdícios de recursos em processos sem planos diretores de manutenção e monitoramento.

 

O empreendimento, de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), visa a aprimorar a segurança, a confiabilidade e a eficiência do transporte no trecho do Rio Paraguai próximo ao km 1391, no município de Corumbá (MS), distrito de Porto Esperança, nas imediações da ponte ferroviária Eurico Gaspar Dutra – região conhecida como Passo do Jacaré.

Cartograma_Passo_do_Jacar

Passo do Jacaré: localização

 O projeto prevê a retificação do atual canal de navegação por meio da dragagem de um novo canal com 4200 metros de extensão e 3,50 metros de profundidade, o que deve garantir o tráfego seguro de embarcações durante todo o ano, com redução do tempo de viagem dos comboios e consequente diminuição do custo de transporte. No cenário local, a dragagem também deve evitar a erosão das margens que vem sendo causada pela amarração das barcaças em árvores.

A equipe visitou o local diversas vezes durante a produção dos trabalhos, a fim de analisar e monitorar variados aspectos. Os profissionais de engenharia e de física do ITTI/UFPR desenvolveram estudos geotécnicos, geodésicos, hidrológicos, topobatimétricos e de tráfego de embarcações.

Para determinar a vazão do rio no local, por exemplo, foi utilizado um equipamento chamado ADCP, que usa o efeito doppler para medir a velocidade da água em diferentes seções – no caso, o rio foi dividido em 15 faixas horizontais. “Ao percorrer o rio de barco com o equipamento, de margem a margem, através dessas seções, obtivemos dados de vazão e velocidade das águas, o que permitiu a calibração do modelo hidrodinâmico e morfológico utilizado para prever o comportamento do rio na cheia e na estiagem, e como o fundo se altera no decorrer do tempo”, explica o engenheiro do ITTI Philipe Ratton. Essas medições foram feitas no final de maio, quando  também foi realizada a batimetria, capaz de determinar a profundidade do rio por meio de sinais acústicos.

 Trabalho_Passo_do_Jacar

Coleta de dados para os estudos de vazão e profunidade do rio

 

 

 O eixo hidroviário e o empreendimento

 

A hidrovia Paraguai-Paraná é um dos mais extensos e importantes eixos continentais de integração política, social e econômica da América do Sul. Ela tem sido tradicionalmente utilizada como via de comunicação interior do continente sul-americano, atendendo ao escoamento de cargas argentinas, bolivianas, brasileiras, paraguaias e uruguaias, por percorrer importantes áreas desses países.

O desenvolvimento e a integração do Pantanal às demais regiões geográficas do Brasil e ao mercado internacional passa, obrigatoriamente, pela implantação de adequada e eficiente infraestrutura econômica, em especial na área de transportes.

Nesse contexto, a dragagem do Passo do Jacaré pode potencializar a utilização do corredor hidroviário Paraguai-Paraná, importante eixo para a consolidação do desenvolvimento do interior da América do Sul, principalmente em função do acordo de livre comércio representado pelo Mercosul.

Mapa_Passo_do_Jacar_completo

Localização do canal de dragagem proposto

Ponte_Passo_do_Jacar

Ponte ferroviária Eurico Gaspar Dutra – Corumbá (MS)