O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura doou ao Setor de Tecnologia 150 exemplares do Manual de Normalização de relatórios técnicos e/ou científicos – De acordo com as normas da ABNT. A entrega foi realizada durante a Reunião Ordinária Setorial do Setor de Tecnologia da UFPR, que reuniu, coordenadores de cursos, diretores de departamentos e representantes de alunos e de servidores do Setor.

A publicação foi elaborada pelo ITTI e traz a normas de Referências de 2018 – a última atualização – por isso contribui com a comunidade acadêmica na formatação de documentos técnicos e científicos. Os exemplares da publicação devem ser distribuídos nos departamentos, coordenações de cursos de graduação e pós-graduação e órgãos auxiliares do Setor. “É com muita honra e muito orgulho que abro este espaço para apresentar este livro, que será de muita utilidade para todos”, afirmou o diretor do Setor de Tecnologia, prof. dr. Horácio Tertuliano Filho.

O Manual de Normalização de relatórios técnicos e/ou científicos é a primeira publicação da série “De olho na pesquisa”, que deve publicar outros livretos para atender aos interesses da comunidade acadêmica e científica, como o manual de normalização  de artigos, monografias e teses previsto para 2020. “A Série é uma contribuição da nossa equipe técnica para toda a Universidade Federal do Paraná, pois este material poderá ser útil para pesquisadores e profissionais de todas as áreas. O formato resumido e o conteúdo ilustrado fazem desta publicação um manual de consulta diária”, explica o superintendente do ITTI, prof. dr. Mauro Lacerda dos Santos Filho.

O coordenador de Projetos do ITTI, prof. dr. Eduardo Ratton, que é um dos autores da publicação, em parceria com a engenheira civil Flávia Aline Waydzik e a bibliotecária Vilma Machado, ressalta que a necessidade deste material foi percebida na medida em que os profissionais elaboravam relatórios técnicos para diferentes projetos, e estes relatórios não obedeciam uma padronização. “Por isso, reunimos neste manual as principais normas da ABNT com atualização de 2018, abordando itens como apresentação gráfica, estrutura do relatório e por fim, algumas recomendações referentes a unidades de medida, siglas e utilização de vírgulas”, afirma o professor.

A engenheira Flávia complementa que o manual é fundamental para equipes que reúnem profissionais de áreas distintas e elaboram os relatórios conjuntamente. “O mesmo documento pode ser desenvolvido por diversos estudantes e/ou profissionais e este precisa ter um formato padrão estético e de escrita. Sentimos a necessidade desta padronização no nosso dia-a-dia e resolvemos expandir o nosso conhecimento para os demais”, ressalta.

O Sistema de Bibliotecas da UFPR (SiBi) já recebeu o material para catalogar em seu acervo e disponibilizar para consulta e empréstimo em suas 20 unidades. Outros 30 exemplares foram sorteados entre os alunos de graduação e pós-graduação da UFPR que participaram do Curso de Normalização promovido pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e conduzido pela bibliotecária Vilma Machado. A diretora da Biblioteca de Ciência e Tecnologia, Eliane Maria Stroparo agradeceu a parceria com o ITTI, tanto na produção quanto na capacitação para o uso do Manual de normalização e se colocou à disposição para contribuir com os próximos volumes.

Capacitação – O curso específico para orientar sobre o uso do Manual será oferecido pelo ITTI em parceria com a Biblioteca de Ciência e Tecnologia, localizada no Centro Politécnico, e atenderá também a comunidade acadêmica. A capacitação será realizada em três datas, nos meses de outubro e novembro, com vagas limitadas a 30 participantes por curso. As inscrições podem ser feitas nos links abaixo até o dia 14 de outubro.

Dia 16/10 – 9h às 12h: https://forms.gle/GS1F9Bz6yh1obRi87

Dia 23/10 – 14h às 17h: https://forms.gle/pZM9Y9kdS8SJAtqm9

Dia 12/11 – 9h às 12h: https://forms.gle/oiiEU3RjCsvL7tLD7

A publicação está disponível para a visualização online ou para download na página inicial  do site do ITTI – www.itti.org.br.