Primeira Campanha

1a  Oficina  

Nome do educador: Chayanne Alessandra Telles / Maria Luiza Wiederkehr

Local: Escola Estadual Dom Malan – Petrolina/PE

Número de participantes: 28

Convidados: alunos da turma de 5ª série e professora da turma.

Data: 23/04/2010

A Oficina – A oficina iniciou-se com a apresentação da equipe e do projeto GPontes.

Os alunos foram instigados a pensar sobre o que é o meio ambiente. Para expressar o significado de meio ambiente para cada um, a turma foi convidada a realizar um desenho, de forma que cada aluno colocaria em seu desenho o que representa o meio ambiente para si. Para realizar esta atividade, os alunos receberam folhas de papel sulfite e caixas de lápis de cor. Com os desenhos prontos, os alunos foram convidados a verbalizar o que cada um colocou em meio ambiente. Neste momento, as educadoras ambientais iniciaram o trabalho com o conceito de meio ambiente, como sendo tudo aquilo que está a nossa volta, incluindo cada aluno presente na oficina. Para dar continuidade ao trabalho com os conceitos ambientais, foram entregues aos alunos as cartilhas juvenis do personagem Zeca da Ponte. As educadoras, junto com a turma, realizaram a leitura da cartilha, onde os alunos, além de aprender mais sobre estes conceitos, puderam tirar dúvidas e realizar as atividades propostas na cartilha. O trabalho com esta turma foi bastante satisfatório, pois todos mostraram muito interesse no assunto e houve significativa participação dos alunos. Ao final, a turma realizou a avaliação da oficina.

Alguns Relatos:

 “Eu achei muito bom falar do meio ambiente, fazer dezenho, ver o livrinho foi muito legal. E gostei muito das professoras.”

“Eu achei muito bom por causa do Zeca da ponte”

 

2a Oficina  

Nome do educador: Maria Luiza Wiederkehr/ Chayanne Alessandra Telles

Local: Escola Estadual Dom Malan – Petrolina/PE

Número de participantes: 21 participantes

Convidados: alunos da turma de 6ª série e professora da turma.

Data: 23/04/2010

A Oficina – A metodologia utilizada na oficina foi de apresentação da equipe de educadoras socioambientais e comunicadora social. Em seguida foi aplicada a atividade de verificar com os estudantes o que para eles significa o meio ambiente. Foi distribuído papel sulfite e lápis de cor, e cada um representou através de um desenho o que é o meio ambiente. Em seguida houve um levantamento dos principais aspectos do meio ambiente desenhados por eles. Cada estudante apontava quais os principais elementos do seu desenho e o resultado foi uma compilação dos principais aspectos do meio ambiente que a turma encontrou sobre o meio ambiente. O elemento mais identificado pela turma foi o sol, depois nuvens e árvore. Com essa atividade foi introduzido o conceito do que é meio ambiente, onde todos os estudantes, professores, escola, cidade e tudo mais fazem parte do meio ambiente. Foi bem explorado o conceito de que tudo que está em volta, inclusive cada um dos participantes da oficina. Foram distribuídas as cartilhas do Zeca da Ponte e em uma leitura conjunta os conceitos socioambientais foram explorados e discutidos com a turma. A turma mostrou-se bastante interessada e contribuiu com exemplos e vivências sobre o meio ambiente. Todos gostaram de ler a cartilha e principalmente de preencher os espaços dos exercícios. Feita a leitura, foi sugerida a realização das atividades recreativas na cartilha e todos fizeram com bastante interesse. A última atividade da turma foi a realização da avaliação do evento.

Alguns Relatos:

 “Foi muito legal e divertido obrigada pela sua oportunidade.”

 “Muito bom porque aprendi muitas coisas sobre o meio ambiente. E elas são ótimas e ensina muito bem.”

 

3a Oficina 

Nome do educador: Chayanne Alessandra Telles

Local: Escola Municipal Eliete Araújo de Sousa – Petrolina/PE

Número de participantes: 30

Convidados: alunos da turma de 5º ano (faixa etária de 10 a 11 anos) e a professora da turma Sra. Isabel Gomes da Silva

Data:26/04/2010

A Oficina – A oficina foi iniciada com a apresentação da equipe e do Projeto GPontes. Feita as apresentações foram entregues os materiais, folha de sulfite e caixa de lápis de cor, para o desenvolvimento da atividade “Tela de Pintura”. Nesta atividade os estudantes foram convidados a retratar o que é o meio ambiente para cada um. Com os desenhos prontos, os alunos foram convidados a relatar o que desenharam em seu meio ambiente. Foi notória a presença em maior parte de elementos naturais, como plantas, animais e rios. Após os relatos dos alunos foi entregue a cada aluno um exemplar da cartilha 2, dando-se início ao trabalhado com o conceito de meio ambiente.  A turma foi convidada para formar um círculo no interior da sala de aula e então foi realizada a leitura da cartilha, junto com os alunos. Neste momento os alunos também desenvolveram as atividades propostas na cartilha. Interesse e motivação foram características observadas nesta turma. Os alunos mostraram-se bastante envolvidos com o assunto e prestaram muita atenção na leitura da cartilha. Vale ressaltar também que houve participação de muitos alunos no momento da leitura da cartilha.

Alguns Relatos:

 “Eu gostei muito. Foi muito legal. E agente aprendeu várias coisas sobre o meio ambiente.”

 “Profs: Thaís, Chayanne, Mª Luiza, parabéns, pelo trabalho de vocês, por serem maravilhosas, gentis, educadas e também por gostarem de trabalhar como meio ambiente. Por que muitas pessoas nem ligam para a nossa casa que é o ambiente. Vocês estão de parabéns.”

  

4a Oficina  

Nome do educador: Maria Luiza Wiederkehr

Local: Escola Municipal Eliete Araújo Sousa – Petrolina/PE

Número de participantes: 36 participantes

Convidados:

Data: 26/04/2010

A Oficina – A metodologia utilizada foi de apresentar a equipe, em seguida apresentar o projeto GPontes seus objetivos e perspectivas. Na apresentação do projeto a educadora explicou a parceria DNIT e UFPR, perguntando aos estudantes onde fica o Paraná, e muitos gostaram de ter reforçado o conhecimento de geografia pois não sabiam ou não lembravam onde ficava o estado citado. Como segunda atividade foi distribuído papel sulfite e lápis e foi solicitado que os estudantes, se vestissem do espírito de artistas e desenhassem o que para eles é o meio ambiente. Terminada atividade  cada um apresentou o que fez. Fica claro nos desenho que sol, árvore, nuvens e rio são os elementos mais lembrados. Poucos colocam-se como fazendo parte do meio ambiente e também existem poucas referências sobre seres humanos nos desenhos. Assim começaram a ser explorado o conceito de meio ambiente e sua extensão. Distribuídas as cartilhas iniciou-se leitura em conjunto da estória do Zéca da Ponte. Os estudantes gostam de ler, principalmente quando todos lêem juntos. Depois da leitura todos fizeram as atividades propostas. Ao final os estudantes preencheram a ficha de avaliação.

Alguns Relatos:

 “Eu gostei porque eu aprendi sobre o meio ambiente que não devemos jogar lixo.”

“Muito bom pois o evento foi excelente que sirva de exemplo para todos nóis.”

“Amei o livro do Zeca da Ponte e de desenha também.”

 

5a Oficina  

Nome do educador: Maria Luiza Wiederkehr/ Chayanne Alessandra Telles

Local: Escola Municipal Eliete Araújo Sousa – Petrolina/PE

Número de participantes: 40 estudantes

Convidados:

Data: 26/04/2010

A Oficina – A oficina começou com a apresentação da equipe de educadoras e comunicadora da UFPR. Em seguida foi apresentado o projeto GPontes e seus objetivos. A atividade seguinte foi de distribuir papel sulfite e uma caixa de lápis de cor para que os estudantes pudessem desenvolver o seu lado artista, representando o significado do meio ambiente para cada um. Feito o desenho, os estudantes apresentaram os seus desenhos e explicaram o que fizeram. Os elementos mais desenhados foram o sol, o rio, árvores, nuvens e pássaros. Poucos representaram pessoas, ou mesmo a si mesmos como fazendo parte do meio ambiente. Em seguida o conceito de meio ambiente foi fundamentado e consolidado com toda a turma. Distribuídas as cartilhas, houve a leitura da mesma de forma espontânea por quem quisesse ler. No final da leitura, a educadora convidou os estudantes a realizarem as atividades propostas. A turma ficou bastante concentrada em resolver os exercícios e um tentava ajudar o outro na descoberta de alguma palavra ou solução. Todos gostaram muito de realizar as tarefas propostas. Foram distribuídas as fichas de avaliação e todos responderam ao solicitado.

 

Alguns Relatos:

 “Foi muito bom espero que tenha de novo adorei.”

 “Eu Letícia gostei muito de vocês beijo – Pró.”

 “Bom eu achei muito legal agente aprendeu muitas coisas interessante e muito bom si vocês continuar fazendo isso porque aguda muitas pessoas a poluir menos.”

“Que tal vocês voltarem novamente aqui. Volte sempre.”

 

6a Oficina  

Nome do educador: Chayanne Alessandra Telles / Maria Luiza Wiederkehr

Local: Colégio Estadual Paulo VI – Juazeiro /BA

Número de participantes: 33

Convidados: alunos da turma de 8ª série do Ensino Fundamental II.

A Oficina – A oficina iniciou-se com a apresentação do Programa de Comunicação e Educação Socioambiental, de seus objetivos e da equipe. Os alunos foram convidados a retratar o que é o meio ambiente para cada um em uma folha de sulfite. Para isso, foi entregue uma caixa de lápis de cor para cada um. No início da atividade eles ainda estavam bastante tímidos, alguns falavam que desenhar era coisa de criança, mas o tempo foi passando e pode-se observar que todos estavam entretidos com o seu desenho e que todos temos um artista dentro de nós! Quando os alunos já estavam com seus trabalhos prontos foi aberto um momento para discussão, onde cada um falou sobre o que desenhou e sobre o que é o meio ambiente. Ao final foi entregue a cartilha juvenil para cada aluno e realizada a leitura em conjunto da mesma. Junto da cartilha foi entregue a ficha de avaliação, para que cada aluno preenchesse e entregasse ao final da oficina.

Alguns Relatos:

“Achei muito bom, pois nos deu a oportunidade de expressar nossas idéias sobre o meio ambiente, e também aprender sobre o mesmo, acho que se continuar assim ira concientizar muitas pessoas, e é um método de ajudar a mãe natureza.”

“Repito o que esta no meu desenho     somos     dependente do meio ambiente é nosso dever cuidar e proteger o que é nosso então vamos cuidar e proteger e amar como a nois mesmo. Eu amo o meio ambiente.”

 

7a Oficina  

Nome do educador: Maria Luiza Wiederkehr

Local: Colégio Estadual Paulo VI – Juazeiro / BA

Número de participantes: 26 participantes

Convidados: estudantes

Data:27/04/2010

Resultados da oficina – observações do educador

A primeira atividade da oficina foi de apresentar a equipe de educadoras e comunicadora socioambiental. O projeto GPontes e os objetivos do programa foram explicados de uma maneira a inserir a ponte os seus benefícios e como o projeto será desenvolvido no período estabelecido. A turma recebeu papel sulfite e caixa de lápis de cor para desenvolver uma atividade artística de representar artisticamente o entendimento individual do que é o meio ambiente. Feito o desenho cada um dos estudantes apresentou sua “obra de arte” identificando os principais elementos que mostravam o que era para ele, o meio ambiente. Sol, árvores, rio, pássaros foram os elementos mais desenhados. A próxima atividade desenvolvida foi de leitura da cartilha, onde os estudantes mostraram-se interessados em conhecer os conceitos e conhecimentos que o Zeca da Ponte trouxe através da leitura em conjunto que os estudantes fizeram. Com a leitura, os conceitos de meio ambiente, educação socioambiental, preservação do meio ambiente foram trabalhados com os estudantes. Depois da leitura os estudantes se concentraram nas atividades propostas na cartilha e mostraram-se muito interessados em fazer tudo o que estava proposto. Ao final foram distribuídas as fichas de avaliação do evento.

Alguns Relatos:

 “Ah! Eu amei essa pequena palestra eu agradeço muito e gostei muito dessas três ótimas educadoras. Principalmente Maria Luiza ela é muito calma e amorosa eu gostei muito do jeito de e das outras duas e espero outra visita.”

 “Para mim vocês viriam varias vezes. Eu vou achar muito bom quanto mais vocês vierem é muito melhor para mim. É para vocês eu gostei muito muito obrigada vocês são muito maravilhosas. Xou Xou fim Muito obrigada e voltem sempre.”

Veja também:

Oficina Infantil

Oficina de Professores

{backbutton}