Prefeito de Curitiba visita ITTI e reforça parceria para estudos de infraestrutura de transportes na capital

Nesta segunda-feira (18) o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, visitou a sede do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (ITTI/UFPR) no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná. O ITTI está desenvolvendo estudos de infraestrutura de transportes na construção da nova trincheira (passagem inferior) no cruzamento da Rua Mário Tourinho com a Avenida Nossa Senhora Aparecida, em Curitiba, utilizando um procedimento inovador e inédito na capital, que é a construção a partir de estacas – prancha metálicas.
Durante as obras na trincheira, o ITTI fará o acompanhamento da evolução da obra, a fim de elaborar especificações técnicas diversas para que norteiem a execução de futuras obras que utilizem a mesma tecnologia, já antevendo soluções para os possíveis problemas. Os documentos serão entregues para a Prefeitura de Curitiba, por meio de um termo de cooperação entre as duas instituições, que será assinado nas próximas semanas.
Já que obra envolve escavações, execução de estruturas e contenção do solo, a implantação desta construção demanda estudos complexos, como de segurança estrutural, viária e geotécnica, os estudos são coordenados pelos docentes da UFPR/ ITTI: Eduardo Ratton, Mauro Lacerda dos Santos Filho e Edu José Franco, e envolvem alunos de graduação e pós-graduação em engenharia civil de diversas áreas, realizando assim, o desenvolvimento e transferência de conhecimento. “Para a UFPR, a cooperação propicia o desenvolvimento de novas tecnologias e agrega conhecimento e treinamento para os alunos de graduação e pós-graduação”, explica o professor dr. Eduardo Ratton.
Os engenheiros civis, Alexandre Ramalho e Jordana Furman, estão trabalhando diretamente nos estudos. “Como é uma técnica diferente e inovadora, buscamos informações teóricas e práticas para a melhoria do detalhamento e também diretamente com a empresa fabricante das estacas – prancha no Brasil para utilizar esta tecnologia da melhor maneira possível”, explica Jordana.
Mobilidade: O professor dr. Santos Filho afirma que o uso de estacas-prancha metálicas permite que a confecção das peças e elementos estruturais de concreto aconteça simultaneamente às obras de implantação iniciais, impactando na liberação do tráfego 50% do tempo antes do previsto, entre cinco meses e seis meses.
De acordo com a PMC, a previsão é de que a obra esteja concluída em 300 dias. As obras previstas incluem terraplenagem, drenagem remanejamento de rede elétrica, construção da trincheira em desnível, pavimentação, sinalização, iluminação e paisagismo. O investimento será de R$ 12,4 milhões e os recursos virão do Ministério das Cidades, por meio do Programa de Mobilidade Urbana e Transportes.
Com a conclusão da obra, o trânsito na região ficará mais fluído, com o aumento da capacidade de escoamento dos veículos e da eliminação dos pontos de conflito. Com isso será ampliada a capacidade e a velocidade da Linha Direta Inter 2 (ligeirinho) e do Interbairros II, que juntas transportam 150 mil passageiros por dia. A expectativa é de mais de 60 mil veículos passarão pelo cruzamento da Mário Tourinho com a Nossa Senhora Aparecida diariamente.
Ano Letivo: O prefeito Rafael Greca foi o convidado de honra do Setor de Tecnologia para abertura do ano letivo/ 2019. Em sua palestra magna, o prefeito, que é ex- aluno da Escola de Engenharias da UFPR, trouxe a história da capital e os mostrou os futuros avanços no Plano Diretor da cidade.