Ocorreu na última sexta-feira, 27, na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Brasília, uma reunião para a discussão sobre possíveis soluções para o retorno da navegação na Hidrovia Tiête-Paraná que, desde o dia 6 de maio, está com o transporte de cargas paralisado.

Representantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), estiveram presentes na reunião juntamente com o G5+1, grupo que reúne representantes dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul, além do governo federal por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Ministério dos Transportes da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
As atividades de transporte de cargas estão paralisadas desde maio, quando as usinas de Três Irmãos e Ilha Solteira passaram a gerar mais energia, reduzindo o nível dos seus lagos, que são interligados pelo Canal Pereira Barreto.

foto pronta reunião dnit

ITTI
Os membros da UFPR/ITTI que estavam na reunião, Eduardo Ratton, coordenador de projetos do ITTI, o professor José Geraldo Maderna Leite, o assessor jurídico do ITTI, Ruy Alberto Zibetti, o engenheiro civil Philipe Ratton, o biólogo Márcio Bittencout e o professor Carlos Nadal aproveitaram a reunião no Dnit para trocar experiências para Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) do Rio Paraguai, projeto que o ITTI será responsável.
De acordo com Ratton, a participação na reunião é de grande importância para o Instituto, pois ambas as hidrovias, Tiête-Paraná e Rio Paraguai, são importantes corredores de transporte de cargas. “O compartilhamento de ideias é fundamental e ajudará a realizar o projeto dentro do ITTI”, comenta.

Hidrovia do Rio Paraguai
A Hidrovia do Rio Paraguai atravessa vários países do Mercosul, tendo início no Brasil, em divisa com a Bolívia, e, posteriormente, Paraguai, Argentina e Uruguai. Ela é conhecida como Hidrovia do Mercosul e caracteriza-se como importante corredor de transporte para as trocas comerciais brasileiras, notadamente dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná.

 

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