O trabalho é continuidade da elaboração do livro “Lições Ambientais dos Terenas”

 No próximo encontro o trabalho será finalizado e encaminhado à edição

A Universidade Federal do Paraná, através do Instituto Tecnológico de Transporte e Infraestrutura (ITTI), deu continuidade às atividades da elaboração do livro de Lições Ambientais, escrito em português e na língua Terena, na Aldeia Indígena Lagoinha, em Aquidauana (MS). Coordenada pela professora do Programa de Educação Ambiental Christiane Gioppo, a oficina que ocorreu no início de outubro recebeu cerca de 10 educadores, 01 membro do conselho tutelar e teve como meta revisar o material previamente escrito pelos educadores.
 
A atividade integra o projeto de gestão ambiental do Departamento Nacional de Transportes e Infraestrutura “BR-262 – Faço Parte deste caminho”, realizado em parceria com a Universidade Federal do Paraná. Desde 2012, o PEA atua na região e tem como uma das ações contribuir para a introdução da leitura e escrita na língua mãe dos índios no ensino de crianças Terenas das séries iniciais de 15 aldeias dos municípios de Anastácio, Miranda e Aquidauana, atingindo 2 mil estudantes.

BR-262 – Faço Parte deste Caminho
O Projeto de Gestão Ambiental das Obras de duplicação na rodovia BR-262/MS, entre Anastácio e Corumbá, é realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) através de cooperação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). As atividades têm como o objetivo de cumprir as condicionantes para a emissão e/ou manutenção das licenças requeridas por órgãos ambientais.

ITTI
O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à gestão ambiental de obras, especialmente na área de transportes, tais como as rodovias, ferrovias e portos. Com uma equipe técnica multidisciplinar formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos da UFPR/ITTI também contemplam aspectos relacionados à gestão territorial, questões socioambientais e quanto ao uso de recursos naturais.

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transporte e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | comunicaçã[email protected]