O projeto prevê gerar mais de 30 estágios nas áreas de engenharia civil, cartográfica e ambiental

 

Ponte

Os professores doutores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mauro Lacerda e Eduardo Ratton, que também é o coordenador de projetos do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), estiveram reunidos, em Brasília, com a Coordenadoria Geral de Planejamento, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (CGPLAN/DNIT) para entregar a primeira versão do projeto que envolve a avaliação da condição das pontes localizadas em rodovias federais, no Paraná e Santa Catarina, nos trechos não concessionados.

Segundo Lacerda, a reunião teve sucesso, sendo que o DNIT solicitou o início das atividades até maio deste ano. O próximo passo é a contratação de estagiários e profissionais para trabalhar no projeto. Nesta segunda-feira (17) haverá uma reunião com o Escritório Modelo de Engenharia e Arquitetura (EMEA) da UFPR para discutir as diretrizes de trabalho.

Lacerda coordenará uma equipe, formada por profissionais e estudantes de Engenharia Civil com o objetivo de desenvolver uma metodologia para avaliação estrutural e funcional das pontes, que faz parte de um projeto piloto e será aplicada para classificar as pontes de acordo com a necessidade da realização de eventuais reparos. O projeto de avaliação das pontes é inédito nesta área e, obtendo sucesso, será aplicado nas mais de seis mil pontes em rodovias federais do Brasil.

Na reunião, também foi estudada a possibilidade de criar um meio de difusão para dar treinamento aos engenheiros das superintendências regionais do DNIT de todo o Brasil, para que a metodologia seja aplicada nas demais pontes federais.

BR-135/BA
O atual traçado da BR-135/BA, entre os municípios de São Desidério e Correntina atravessa uma área de formação geológica conhecida como “carste”, caracterizada por cavernas e dolinas. Existem indícios da ocorrência de cavernas subterrâneas de relevância máxima, exigindo que se realize um detalhado levantamento geográfico para a escolha de um traçado mais adequado.

Entre os dias 19 e 24 de março deste mês, os engenheiros ambientais João Vinícius Sachet e Eduardo Mattos, além do engenheiro cartógrafo Rodrigo Moro e o geólogo Anival Leite, estarão em Barreiras para realizar os mencionados levantamentos geográficos e geofísicos.

O estudo de alternativas locacionais é uma exigência do IBAMA para a regularização de pendências ambientais da rodovia, que teve suas obras paralisadas em 2010 devido à presença de cavernas e dolinas, onde a BR-135/BA iria ser asfaltada.

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