Os resultados do “Estudo da prática regulatória, vantagens competitivas e oferta e demanda de carga entre os países signatários do Acordo da Hidrovia Paraguai – Paraná”, elaborado pela Universidade Federal do Paraná por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI), foram divulgados de forma preliminar em um informativo de 32 páginas que está disponível para consulta no site do ITTI.

 

O material traz os principais resultados obtidos pelo Estudo que foi dividido em Eixo Infraestrutura, que corresponde à rede de transportes dos países signatários, portos existentes na Hidrovia e a base de dados georreferenciada; Eixo Mercado, que traz a trocas comerciais dos países signatários, o market share da Hidrovia, os custos de transporte e a matriz de oportunidades e por final, e Eixo Regulatório, que apresenta as diferenças regulatórias entre os países signatários e o estudo de caso para a implantação de uma empresa de navegação.

Trabalho

O Estudo foi elaborado a partir de um Termo de Execução Descentralizada celebrado entre a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e a UFPR, e deu ênfase ao mercado inerente aos países signatários do Acordo da Hidrovia (Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai), na infraestrutura de transporte regional disponível e planejada, nas similaridades e diferenças regulatórias entre os países, além do potencial uso de suas águas para o transporte hidroviário.

“O informativo apresenta os resultados preliminares obtidos pela equipe de pesquisadores de forma resumida e ilustrada, contribuindo para a melhor compreensão dos resultados”, afirma o coordenador do Estudo, prof. Dr. Eduardo Ratton.

No dia 23 de outubro o trabalho executado ela Universidade foi apresentado e debatido em uma audiência pública conjunta realizada pela Comissão de Relações Internacionais e Defesa Nacional (CRE) e pelo Grupo Parlamentar Brasil – Argentina no Senado Federal, que reuniu parlamentares e especialistas na área de transporte hidroviário.

Assessoria de Comunicação Social
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