O projeto está sendo desenvolvido por alunos e professores do Escritório Modelo de Engenharia Civil (EMEA) da UFPR, em parceria com o ITTI e Dnit

 

O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), em parceria com o Escritório Modelo de Engenharia Civil (EMEA), ambos da Universidade Federal do Paraná, apresentaram à comunidade acadêmica e aos representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) o seminário técnico “Desenvolvimento e Aplicação de Metodologia de Avaliação Objetiva das Condições Funcionais e Estruturais das Obras de Arte Especiais”. O evento ocorreu no auditório do Simepar, no Centro Politécnico da UFPR.

Emea

Durante o encontro foi apresentado o projeto que consiste no desenvolvimento de métodos de avaliação de obras de arte especiais, as pontes, localizadas em rodovias federais não concessionadas, nos estados do Paraná e Santa Catarina. Entre as questões apresentadas, pôde-se verificar o planejamento das metas, estudo de orçamento e os procedimentos recomendados.

O projeto

A iniciativa do projeto parte da Universidade Federal do Paraná (UFPR), proposta ao Dnit, com o objetivo de desenvolver uma metodologia para avaliação estrutural e funcional das pontes, que faz parte de um projeto piloto e será aplicada para classificar as pontes de acordo com a necessidade de urgência para realização de eventuais reparos. O projeto de avaliação das pontes, coordenado pelo professor da UFPR, Mauro Lacerda, é inédito nesta área e, obtendo sucesso, será aplicado nas demais pontes em rodovias federais do Brasil.

“O Brasil possui mais de seis mil pontes e, por isso, há dificuldade em gerenciá-las e manter uma fiscalização periódica. Com a metodologia desenvolvida pela UFPR, será possível que a avaliação seja feita por pessoas que não sejam do setor de Infraestrutura de Transportes, pois no projeto também está previsto o manual auxiliar que padroniza as questões a serem avaliadas”, explica o analista de infraestrutura de transportes do Dnit, Renato Gomes dos Santos.

Participação da comunidade acadêmica

Ao longo do planejamento e execução do projeto, está previsto gerar mais de 30 estágios na área de engenharia civil, entre graduação e pós-graduação, além de ser tema de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e publicações de trabalhos técnicos.

“Este projeto de ranqueamento das pontes é considerado imprescindível para o fornecimento e sugestões de reestruturação da vida útil das pontes, pois são elas que ligam cidades, povos e culturas. Cabe ressaltar que este trabalho resultará na formação de multiplicadores, educando e treinando os estudantes para aplicar esta metodologia em pontes de área urbana”, afirma Lacerda.

Assessoria de comunicação
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