Primeira Campanha

1a Oficina

Nome do educador: Angelo Mattos Nadal     

Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Oscar Fernandes Costa                                                                

Número de participantes: 26

Convidados: alunos da faixa etária de 6 a 12 anos

A Oficina: A oficina realizada na localidade de São Francisco em Bonfim/RR, foi muito importante pois trouxe segurança para o Educador Socioambiental no sentido de interagir com as crianças. Quanto ao teor das atividades, é importante mencionar que as atividades iniciaram-se com a apresentação do Educador, bem como dos objetivos do programa Gpontes. Em seguida, foram entregues os lápis de cores e a folha de papel para o desempenho das atividades de desenho sobre o meio ambiente, sendo esta muito bem aceita pelos alunos. Finalizados os desenhos, os mesmos foram analisados em conjunto com a turma, sendo introduzido o conceito de que o meio ambiente é tudo e todos fazem parte dele. Durante a aplicação da cartilha foram trabalhados vários aspectos da Educação Ambiental, tendo uma interação extremamente harmoniosa com a turma, onde os conceitos apresentados na mesma foram trabalhados e construídos de maneira coletiva. Apesar da pouca idade da grande maioria dos alunos, bem como, da alfabetização baixa, os mesmos expressaram imenso interesse na questão ambiental, pois gostaram muito da aula, ficando em suas carteiras mesmo após o termino das atividades.

 

Ita-OI01p

Ita-OI02p

Ita-OI03p

2a Oficina

 Nome do educador: Chayanne Alessandra Telles  

Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Oscar Fernandes Costa                                                                

Número de participantes: 12

Convidados: alunos da turma de pré I (faixa etária de 2 a 4 anos)

A Oficina: Foi possível realizar nesta oficina um momento “contando histórias”, onde foi feita a leitura da cartilha para os alunos, os quais realizaram, posteriormente, a pintura da mesma. Pode-se perceber que parte dos alunos demonstrou alegria em estar participando de uma aula diferente.

 

3a Oficina

Nome do comunicador: Thaís Cristina Schneider

Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Oscar Fernandes Costa

Número de participantes: 17                                                                

Convidados: alunos da faixa etária de 8 a 10 anos

A Oficina – Observação do Comunicador: A turma com a qual foi realizada a oficina era composta por alunos de oito a dez anos. Como nem todos sabiam ler e escrever foi pedido a cada um que se apresentasse e assim a lista de presença foi preenchido. Para iniciar as atividades, solicitou-se aos alunos que fizessem um desenho livre sobre o meio ambiente, que abriu a construção desse conceito com a turma. Eles foram convidados a levantar e mostrar seus desenhos para os colegas – cada novo elemento que aparecia no meio ambiente apresentado por cada um era anotado no quadro, para que todos pudessem visualizar como tudo está ligado. Um dado interessante dessa oficina é que várias crianças incluíram helicópteros nos desenhos (provavelmente devido aos helicópteros do exército que sobrevoam a região). Em seguida, foi apresentado o personagem Zeca da Ponte, com uma breve apresentação sobre a ponte e o Programa de Educação Socioambiental. Então, os conteúdos foram trabalhados através da cartilha 1. As crianças foram receptivas à oficina, demonstraram interesse no material e nas atividades propostas, e muitas acabaram completando a cartilha antes das orientações da comunicadora (a exemplo do que já havia ocorrido em outras oficinas). Em geral, a atividade foi bem avaliada pelos alunos. Eles perguntaram se a equipe vai voltar e quando, e se a “professora” vai continuar sendo professora deles. O registro fotográfico foi feito pelos comunicadores Lourival Reis e Thaís Schneider.

Relatos dos Participantes:

“Eu achei muito bom vocês aqui. Professora, você é legal.”

“Eu achei muito bom porque vocês são legais. Eu imagino que vocês vão trazer muitas coisas.”

“Hoje meu estudo estava muito bom. Eu gosto muito de pintar e de ler.”

“A atividade hoje foi muito boa. Adorei a atividade      .”

“Eu achei muito boa a tarefa de hoje e a professora foi muito boa também.”

 

4a Oficina 

Nome do comunicador :  Lourival Fagundes Dos Reis Jr

Local: Escola Municipal Oscar Fernandes Costa – Bonfim – RR

Número de participantes: 27

Convidados: alunos do primeiro grau, 6º série.

A Oficina – Observação do Comunicador: Após a apresentação e demonstração argumentativa da importância do assunto os alunos foram, aos poucos, demonstrando interesse até a total atenção. Demonstraram espanto com algumas informações mais impactantes sobre o meio ambiente, aquecimento global e poluição. Incentivados pelo Educador/ Comunicador, demonstraram interesse em estudar mais os problemas ambientais no entorno de cada um. Houve apenas perguntas diretas sobre a opinião sobre os  assuntos tratados e a reação foi praticamente unânime de que queriam saber mais. Prometeram comportar-se melhor em outras reuniões, após explicação do Educador sobre as Três Ecologias – de Pierre Weil e Félix Guattari, que despertou bastante interesse. O registro fotográfico foi feito pelos comunicadores Lourival Reis e Thaís Schneider.

 

5a Oficina

Nome do comunicador: Thaís Cristina Schneider

Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Oscar Fernandes Costa

Número de participantes: 36                                                                

Convidados: alunos da faixa de 4 a 6 anos

A Oficina – Observação do Comunicador: A turma com a qual foi realizada a oficina era composta por alunos de quatro a seis anos. Para iniciar as atividades, solicitou-se aos alunos que fizessem um desenho livre sobre o meio ambiente, que abriu a construção desse conceito com a turma. A exemplo do que já havia acontecido em outras oficinas, alguns alunos perguntaram o que é meio ambiente e disseram não saber o que desenhar; outros, contudo, demonstraram-se bem informados e até auxiliaram os colegas na hora de fazer o desenho. As crianças foram convidadas a levantar e mostrar seus desenhos para os colegas – cada novo elemento que aparecia no meio ambiente apresentado por cada um era anotado no quadro, para que todos pudessem visualizar como tudo está ligado. Em seguida, foi apresentado o personagem Zeca da Ponte, com uma breve apresentação sobre a ponte e o Programa de Educação Socioambiental. Então, os conteúdos foram trabalhados através da cartilha 1. Verbalmente, as crianças declararam que gostaram da atividade. Algumas comentaram que já sabiam que o trabalho seria feito, pois seus irmãos que estudam pela manhã já tinham contado tudo para elas. O registro fotográfico foi feito pelos comunicadores Lourival Reis e Thaís Schneider.

 

Veja também:

 

{backbutton}