Primeira Campanha

1a Oficina

 Nome do educador: Angelo Mattos Nadal      

Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Oscar Fernandes Costa                                                                

Número de participantes: 24

Convidados: alunos da faixa etária de 12 a 17 anos

A Oficina: Inicialmente, há que se observar que a oficina realizada com alunos da 7ª e 8ª série, foi de extrema valia, pelo fato de que os alunos demonstraram desde o seu inicio grande interesse pelo projeto. As atividades iniciaram-se com a apresentação do Educador Socioambiental e do programa Gpontes e com uma breve apresentação das questões ambientais. Logo após, seguindo o roteiro, foram distribuídos os lápis de cores e as folhas para a atividade de desenho sobre o meio ambiente. Durante a atividade foi proposto aos alunos que colocassem três palavras sobre a crise ambiental, sendo citados os seguintes termos, “preservação, cadeia e floresta”. Com essas palavras, juntamente com os alunos foram formadas frases como: “não preservação da floresta pelo homem, dá cadeia”, bem como outras utilizando estas mesmas palavras. Finalizados os desenhos, os mesmos foram analisados em conjunto, surgindo vários assuntos ligados a preservação do meio ambiente. Para não repetir alguns conceitos, já em seguida foram distribuídas as cartilhas, sendo as mesmas lidas em conjunto com os alunos, onde foram discutidos vários assuntos, tendo uma grande relevância a questão das queimadas, a preservação dos rios e o problema do descarte do lixo. Para finalizar, o Educador Socioambiental procurou valorizar o conceito de que todos fazemos parte do meio ambiente, estando tudo ligado à este e da necessidade de que cada um faça sua parte. Abaixo seguem alguns relatos observados e registrados pelo comunicador social que, dava suporte a esta oficina.

 “Achei super bom, muito legal, bom, bom demais, gostei muito”

“Isso me ajudou muito mais para cuidar do meio ambiente”

“Eu gostei e vou fazer a minha parte”

“Foi muito bom, por aprender mais sobre o meio ambiente. Espero que vocês continuem assim ensinando mais”

Ita-OJ04p Ita-OJ05p Ita-OJ06p

2a  Oficina

Nome do educador: Chayanne Alessandra Telles  

Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Oscar Fernandes Costa                                                                 

Número de participantes: 37

Convidados: alunos das turmas de 5ª e 6ª séries

A Oficina: A oficina foi iniciada com a apresentação da educadora socioambiental e do Projeto GPontes. Após a apresentação foram entregues aos alunos os materiais (folha de sulfite e caixa de lápis de cor) necessários para a realização da atividade “Tela de Pintura”, na qual a turma foi convidada e retratar, individualmente, o que é o meio ambiente para si. Com os desenhos prontos, os alunos foram convidados a relatar o que cada um colocou em seu desenho, como sendo o meio ambiente. Após as verbalizações, foi trabalhado o conceito de meio ambiente, como sendo tudo o que está a nossa volta, incluindo cada um nós e reforçado o conceito de que tudo está ligado. Após o trabalho com o conceito de meio ambiente, foi realizada a leitura da cartilha 2, com a inserção de novos conceitos ambientais. Neste momento, os próprios alunos manifestavam a sua vontade para ler a cartilha, em voz alta, para toda a turma. Isto criou um ambiente de amizade e descontração, onde os alunos mostraram muito interesse em participar da oficina, tanto através da leitura, como também ao compartilhar seus conhecimentos a cerca do tema trabalhado. Ao final da leitura de cada assunto presente na cartilha, os alunos foram convidados a desenvolver as atividades propostas na mesma. Este foi mais um momento em que pode-se observar o entusiasmo, o interesse e o conhecimentos dos alunos pelo tema abordado. Foi possível realizar a leitura de toda a cartilha e ainda no final, abrir um momento de discussão a respeito da construção da ponte, onde a maioria dos alunos relatou que foi algo muito bom para o município. Alguns alunos que residem na Guiana relataram que com a ponte ficou muito mais fácil e rápido para ir até a escola, pois não precisavam mais sair tão cedo de casa e não precisavam mais pagar a balsa. Abaixo seguem alguns relatos observados e registrados pelo comunicador social que, dava suporte a esta oficina.

 “Muito bom professora, muito obrigado por ter me ensinado muito”.

“Gostei muito, aprendi a cuidar da natureza e dos animais.”

 “Eu vou cuidar bem do meu Planeta Terra. Eu não vou jogar lixo nos rios, eu não vou colocar fogo nas florestas. Eu vou contar para toda a minha família.”

3a Oficina

Nome do Comunicador: Lourival Fagundes Dos Reis Jr

Local: Escola Municipal Oscar Fernandes Costa – Bonfim – RR

Número de participantes: 24

Convidados: alunos de primeiro grau

A Oficina – Observação do Comunicador: Classe de alunos do primeiro grau, muito atenta e comportada, denotaram interesse e alguma informação básica sobre problemas ambientais como poluição de rios e lixo doméstico. Demonstraram sensibilização quanto à necessidade de colaborar com o meio ambiente. Não houve interpelação direta quanto a opinião dos pequenos alunos, no entanto pelas várias indagações quanto a volta da equipe demonstraram o interesse e a expectativa de que gostariam de mais aulas nos moldes aplicados – conforme declarou um aluno. O registro fotográfico foi feito pelos comunicadores Lourival Reis e Thaís Schneider.

Veja também:

{backbutton}