O município de Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul, recebeu nessa semana 60 novas mudas de árvores de diversas espécies nativas da região. A doação, realizada pela A. Gaspar S/A responsável pela construção da Ponte sobre o Rio Paraná na BR-262/MS/SP, faz parte do Plano de Plantio Compensatório do empreendimento e exigido por lei.

O plantio foi realizado na lagoa principal, no centro da cidade, por determinação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) com o intuito de compensar a supressão de 22 árvores que ocorreu durante o período das obras.

PLANTIO

Toda a ação foi supervisionada pelo Departamento Nacional de Transportes e Infraestrutura (Dnit) e pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), que em cooperação são responsáveis pela Gestão Ambiental das obras.

A doação de mudas é uma medida de compensação, conforme determina a Resolução CONAMA nº 369/2006, já que para a construção da Ponte sobre o Rio Paraná e seus acessos foram necessárias intervenções no limite da Área de Preservação Permanente (APP) do Rio Paraná, em ambas as margens – ação autorizada pelo IBAMA.

G-Pontes

O Projeto G-Pontes é uma parceria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) para a Gestão Ambiental de obras de implantação de pontes em rodovias federais. Tem o objetivo de cumprir as condicionantes para a emissão e/ou manutenção das licenças requeridas por órgãos ambientais. Atualmente, a UFPR/ITTI supervisiona a construção da Ponte sobre o Rio Paraná, na BR-262, entre os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]