Visita a Aldeia Lagoinha deverá ocorrer no segundo semestre

 

07.02.14 - Reuniao skype
Josh Edwards, professor da rede pública de ensino da cidade de Raleigh, nos Estados Unidos, se interessou pelo trabalho desenvolvido pelo Programa de Educação Ambiental (PEA) do projeto “BR-262 – Faço parte deste caminho”, realizado no município de Aquidauana. O americano deverá visitar o Mato Grosso do Sul no início do segundo semestre para conhecer de perto as ações de formação de professores realizadas com os educadores da etnia Terena, na Aldeia Lagoinha.

O PEA e a comunidade indígena estão produzindo um livro intitulado “Lições ambientais do Terena”, que trará poemas, trava-línguas, mitos, lendas e histórias reais escritas na língua mãe da etnia. O objetivo do trabalho é disseminar o idioma entre aproximadamente 2 mil crianças Terena matriculadas nas séries iniciais de 15 aldeias dos municípios de Aquidauana, Miranda e Anastácio.

Edwards está alinhando a visita com a professora doutora Christiane Gioppo, responsável pelo PEA. Essa semana foi realizada uma reunião via skype para ajustar o cronograma. “A visita do professor pode contribuir para uma visão mais abrangente e realista dos povos indígenas no Brasil, e propiciar intercâmbio de informações gerando publicações em nível acadêmico que disseminarão o modelo de formação proposto pelo PEA/ITTI, no qual os professores fazem o diagnóstico de suas necessidades e fragilidades, trabalham coletivamente para desenvolver planejamentos, materiais didáticos e até políticas educacionais que sustentarão suas ações para a melhoria da qualidade de ensino nas escolas”, afirma Christiane.

Um professor da Universidade do México também está interessado em conhecer as ações realizadas pelo PEA em Aquidauana. Segundo a professora Christiane, as negociações para a visita estão em andamento.

 

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]