O curso será realizado no mês de julho e terá como foco a Educação Ambiental 

A Universidade Federal do Paraná, por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI), e a diretoria da Reserva Biológica das Perobas realizarão um curso destinado aos educadores da rede municipal de ensino de Tuneiras do Oeste com o tema “Ambiente e Educação – Uma Abordagem Ambiental No Cotidiano Escolar”.

 

O curso, que terá duração de 20 horas, irá trabalhar a Educação Ambiental por meio de trocas de experiências e debates. A partir dos conhecimentos adquiridos, os educadores irão elaborar projetos com foco na Rebio das Perobas, que depois serão trabalhados em sala de aula.

Curso EA Rebio

Os 25 educadores que participarão da capacitação já foram selecionados e lecionam para crianças dos 3º, 4º e 5º anos da rede municipal de ensino. O curso será realizado no mês de julho e a apresentação dos projetos ocorrerá em novembro.

Entre os temas que serão trabalhados com os professores estão: “O Homem e seu Meio”, “Educação Ambiental”, “Conservação e Gestão”, “Comunicação e Planejamento” e por fim, a apresentação dos resultados obtidos.

UFPR
A equipe da UFPR/ITTI participará da capacitação por meio do projeto “Estrada Boiadeira – Sonho que se realiza”, executado pela Universidade em cooperação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e que é responsável pela Gestão Ambiental das obras de pavimentação da BR-487/PR, entre Tuneiras do Oeste e Araruna.

No curso, a UFPR/ITTI será responsável por atividades e dinâmicas relacionadas com o tópico “Conservação e Gestão”, assunto que é trabalhado dentro das ações do projeto Estrada Boiadeira.
“A realização deste curso é importante, pois vai auxiliar e orientar os professores de Tuneiras do Oeste a desenvolver projetos de educação ambiental com seus alunos, contribuindo para a formação de valores voltados à conservação ambiental em um processo contínuo dentro do ambiente escolar”, comenta Camila Cantarelli, representante do Programa de Educação Ambiental (PEA) do projeto.

A capacitação conta ainda com o apoio da prefeitura de Tuneiras do Oeste por meio das Secretarias de Educação e de Meio Ambiente e Turismo.

Projeto Estrada Boiadeira – Sonho que se Realiza
Em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a UFPR/ITTI é responsável pelo projeto “Estrada Boiadeira – Sonho que se Realiza” desenvolvido na BR-487/PR entre os municípios de Cruzeiro do Oeste e Tuneiras do Oeste (Lote 3) e Tuneiras do Oeste e o distrito de Nova Brasília (Lote 2).

Além da Gestão Ambiental da obra, o projeto conta com o Programa de Educação Ambiental (PEA), que promove atividades em Tuneiras do Oeste com os trabalhadores da obra e com a comunidade da área de influência do empreendimento, e o Programa de Comunicação Social (PCS), responsável pela interação entre o empreendedor e a comunidade.

A iniciativa é uma medida mitigadora dos impactos ambientais causados pela pavimentação da rodovia, uma das exigências do licenciamento ambiental expedido pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]