Primeira Campanha

1a Oficina

Nome do educador: Evildia Aparecida Bassi

Local: Escola Municipal José Braz Cavalcante

Município: Carinhanha/BA

Número de participantes: 22 (alunos de 6 a 9 anos)

Convidados: Alunos do 2º Ano A

Data: 22/04/2010

A Oficina – Iniciou-se com a apresentação da Equipe do Projeto GPontes, logo depois foram entregues aos alunos os materiais (folha de sulfite e caixa de lápis de cor) necessários para a realização da atividade “Tela de Pintura”. Atividade esta onde os alunos, individualmente, retratam o que é o meio ambiente para si. Ao término dos trabalhos os alunos foram convidados a relatar o que cada um colocou em seu desenho, como sendo o meio ambiente, fortalecendo neste instante o conceito de meio ambiente. Os alunos participantes desta oficina encontram-se na 2ª fase de alfabetização, fato este que definiu a leitura da Cartilha Infantil pelo educador. Ao final da leitura de cada tema presente na cartilha, os alunos foram convidados a desenvolver as atividades propostas na mesma. Neste momento observou-se o entusiasmo, e o interesse pelo tema abordado, principalmente quando realizavam as pinturas. O momento marcante foi quando o educador perguntou quem havia plantado uma árvore e os alunos começaram a relatar as experiências. Após o término da leitura da cartilha, foram entregues as avaliações, onde os mesmos relataram através das figuras suas opiniões.

 

2a Oficina 

Nome do educador: Angelo Mattos Nadal

Local: Escola Municipal José Braz Cavalcante

Município: Carinhanha/BA

Número de participantes: 24

Convidados: Alunos do 2º Ano B

Data: 22/04/2010

A Oficina – A oficina iniciou-se com a apresentação da equipe GPONTES de educação socioambiental e comunicação social, bem como os objetivos do programa de educação socioambiental. Em seguida foram distribuídas as caixas de lápis de cor e os papeis para a atividade “tela de pintura”, onde os alunos foram convidados a imaginar que são pintores famosos e que o papel seria na verdade uma tela na qual eles pintariam um quadro bem colorido sobre o meio ambiente. Enquanto os alunos estavam desenhando e colorindo seus desenhos, o educador inseriu os nomes na lista de presença para que já pudesse conhecer o nome de cada um dos alunos, o que facilitou posteriormente a interação com os mesmos. Finalizados os desenhos, estes foram um a um demonstrados em sala para que indagassem aos alunos se os diferentes desenhos pertenciam ao meio ambiente. Com as respostas, o educador trabalhou o conceito de que o meio ambiente é tudo o que nos cerca e que tudo esta relacionado a ele. Desde já ficou estabelecido um clima de liberdade e descontração na presente oficina, sem perder de vista o controle da disciplina. Após, foram entregues as cartilhas de numero 1 para a atividade de aplicação das mesmas, sendo lida página a página pelo educador, com pequenas participações de leitura dos alunos devida a pouca idade dos mesmos. No decorrer desta atividade foram feitas várias brincadeiras seguidas de risos pelos alunos. Ainda devido ao tempo não foi possível completar todas as atividades da cartilha, onde os alunos foram convidados a terminá-las e colori-las em casa. No final, o educador buscou reforçar que a oficina era uma atividade de educação socioambiental, para desde já inserir tal definição aos alunos. Após foram entregues as fichas da FIGURA 45, completadas pelas crianças as mesmas foram recolhidas e a oficina foi finalizada.

 

3a Oficina 

Nome do educador: Evildia Aparecida Bassi

Local: Escola Municipal Rui Barbosa

Município: Malhada/BA

Número de participantes: 23

Convidados: Alunos do 2º Ano

Data: 27/04/2010

A Oficina – A oficina foi iniciada com a apresentação da equipe, onde também foram colocados os objetivos e a composição do projeto GPONTES. Para a realização das atividades foram entregues caixas de lápis de cor e papeis, onde os alunos retrataram o que sabiam sobre o meio ambiente, em seguida debateram sobre o resultado, um momento muito interessante no que tange a participação efetiva dos alunos. Os alunos foram convidados a ouvir a leitura da cartilha 1,devido ao fato de estarem no inicio da alfabetização. A motivação maior aconteceu quando perceberam que após cada leitura havia uma figura para colorir. A participação foi significativa com muito entusiasmo a cada fala do Zeca da Ponte. Ao término da leitura da cartilha, foram entregues as avaliações, em seguida finalizou-se a oficina.

 

4a Oficina

Nome do educador: Angelo Mattos Nadal

Local: Escola Municipal Rui Barbosa

Município: Malhada/BA

Número de participantes: 24

Convidados: Alunos do 3º ano

Data: 27/04/2010

A Oficina – A oficina iniciou-se com a apresentação da equipe GPONTES de educação socioambiental e comunicação social, bem como dos objetivos e das razões do programa de educação socioambiental nas comunidades localizadas próximas a ponte ligando Malhada à Carinhanha no Estado da Bahia. Em seguida, foram distribuídas as caixas de lápis de cor e os papéis para a atividade denominada “tela de pintura”. Finalizados os desenhos, um a um eles foram comentados, com o sentido de verificar que as diferentes figuras representavam a idéia de que praticamente todas as coisas pertencem ao meio ambiente e tudo está ligado a ele.

Após foram distribuídas as cartilhas de numero 1, sendo neste momento apresentado o mascote “Zeca da Ponte”, despertando o interesse e a atenção dos alunos, deste modo, os quais se prontificaram na leitura em conjunto, destacando-se a boa alfabetização dos mesmos. No decorrer da aplicação da cartilha, o comportamento exemplar dos alunos e o interesse pelas questões ligadas ao meio ambiente mesmo apesar da pouca idade dos mesmos, foi essencial para bom andamento da oficina. Finalizada a leitura, o educador socioambiental distribuiu a ficha de avaliação conforme vislumbrado na figura 1, e neste meio tempo enfatizou que a oficina é uma pratica de educação socioambiental, recolhendo logo após as fichas e encerrando a aula

 

5a Oficina

Nome do educador: Angelo Mattos Nadal

Local: Escola Municipal Rui Barbosa

Município: Malhada/BA

Número de participantes: 11

Convidados: Alunos do 2° e 3º Ano

Data: 27/04/2010

A Oficina – Para iniciar a oficina o educador ambiental apresentou a equipe de educação socioambiental e comunicação social do projeto GPONTES, também expondo de maneira simples os objetivos e a razão do programa de educação socioambiental a ser realizado nos municípios de Carinhanha e Malhada no Estado da Bahia. Após a breve introdução, foram distribuídas as caixas de lápis de cor e os papeis para a atividade denominada “tela de pintura”. Finalizados os desenhos, os mesmos foram analisados em conjunto com os alunos, sendo que as diferenças apresentadas serviram para explicar que todas as coisas fazem parte do meio ambiente e que tudo está relacionado ao mesmo. Em seguida foram distribuídas as cartilhas de número 1, sendo apresentados aos alunos, o mascote “Zeca da Ponte”. Após, foram distribuídas as fichas de avaliação da figura 1, as quais foram preenchidas pelos alunos e recolhidas pelo educador, encerrando-se assim, a presente oficina.

 

6a Oficina

Nome do educador: Evildia Aparecida Bassi

Local: Escola Municipal Rui Barbosa

Município: Malhada

Número de participantes: 14

Convidados: Alunos do 2º ano – Turma Especial

Data: 27/04/2010

A Oficina – Iniciaram-se os trabalhos com a apresentação da equipe, bem como a explanação dos objetivos do projeto GPONTES. Em seguida foram entregues caixas de lápis de cor e papeis, onde os alunos desenharam o meio ambiente. Ao fim deste momento fez-se a apresentação dos desenhos, comentando e debatendo o resultado de cada um. A leitura da cartilha 1 foi realizada pelo educador, pelo fato de estarem no processo de alfabetização.devido ao fato de estarem no inicio da alfabetização.Um fato motivador aconteceu quando perceberam que após cada leitura havia uma figura para colorir , assim também quando conheceram o Zeca da Ponte. Terminando a leitura da cartilha, foram entregues as avaliações e finalizada a oficina.

Veja também:

{backbutton}