Foco das últimas atividades presenciais da equipe é promover a educação continuada para as questões socioambientais
Desde sexta-feira 12 de novembro, a equipe multidisciplinar do Programa de Gestão Ambiental de Obras de Implantação de Pontes em Rodovias Federais (GPONTES) está de volta nas cidades de Ibó (BA) e Ibó (PE) para desenvolver a terceira e última campanha presencial do Programa de Educação e Comunicação Socioambiental referente à construção da ponte sobre o Rio São Francisco, na BR 116.
Entre abril e agosto, nas duas primeiras campanhas na região, o grupo trabalhou com moradores, professores e estudantes através de reuniões e oficinas, distribuindo cartilhas educativas e realizando apresentações multimídia e teatros de fantasias e fantoches. Dessa vez, três educadores e uma orientadora pedagógica irão fazer um acompanhamento junto aos professores das escolas participantes. O objetivo é trabalhar a transversalidade da educação socioambiental – como abordar a educação socioambiental em cada disciplina – e instigar a criatividade na interação com os estudantes. O resultado desse trabalho serão feiras socioambientais nas escolas, abertas a toda a comunidade – oportunidade para os estudantes mostrarem o que criaram e desenvolveram ao longo das atividades do programa.
Em Ibó (BA) participam as escolas municipais Coronel João Bernardes e São José, e o Colégio Estadual Josefina Gomes de Araújo. Em Ibó (PE) o trabalho acontece na Escola Municipal Sinfrônio Joaquim do Nascimento.
Válida como a terceira e última campanha do Projeto GPontes na região, a Feira Socioambiental, somada às atividades de acompanhamento dos professores, encerra o ciclo presencial da equipe nos dois distritos, mas garante a continuidade do trabalho de sensibilização e mobilização socioambiental por meio dos professores, estudantes e moradores, que passam a atuar como agentes multiplicadores das práticas e ações.
Desde março, o programa já passou por outros seis estados – Pará, Tocantins, Ceará, Roraima, Mato Grosso do Sul e São Paulo –, atendendo mais de oito mil participantes. O projeto é uma parceria entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), envolvendo as prefeituras dos municípios, escolas públicas e construtoras responsáveis pela execução das obras. Coordenada pela Professora Márcia de Andrade Pereira, da UFPR, a equipe conta com profissionais de diferentes áreas de formação: além dos três educadores socioambientais e da coordenadora pedagógica, há ainda dois comunicadores sociais.

foto.jpg

Foco das últimas atividades presenciais da equipe foi promover a educação continuada para as questões socioambientais

Entre 11 e 18/novembro/2010 a equipe multidisciplinar do Programa de Gestão Ambiental de Obras de Implantação de Pontes em Rodovias Federais (GPONTES) esteve de volta nas cidades de Ibó (BA) e Ibó (PE) para desenvolver a terceira e última campanha presencial do Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social referente à construção da ponte sobre o Rio São Francisco, na BR 116.

DSC07108
O objetivo nesta última campanha é trabalhar a transversalidade da educação ambiental em cada disciplina  e instigar a criatividade na interação com os estudantes. O resultado desse trabalho são as feiras socioambientais  realizadas nas escolas e abertas a toda a comunidade, oportunidade para os estudantes mostrarem o que criaram e desenvolveram ao longo das atividades do programa.

Em Ibó (BA) participaram as escolas municipais Coronel João Bernardes e São José, e o Colégio Estadual Josefina Gomes de Araújo. Em Ibó (PE) o trabalho aconteceu na Escola Municipal Sinfrônio Joaquim do Nascimento.